sábado, 20 de junho de 2015

MÚSICAS QUE RECOMENDO: Fábio Zanon toca peças de Henry Purcell (1659-1695)


O brasileiro Fábio Zanon (1966-) é um dos maiores nomes do violão mundial. Concertista renomado, trata-se também de um autêntico "intelectual da música", como quem acompanha seu trabalho como professor e pesquisador já pôde perceber.

No vídeo que separei, Zanon participa do programa "Movimento Violão", promovido pelo SESC TV. Particularmente, quero recomendá-lo aos leitores do blogue, desejosos de conhecer um pouco sobre violão erudito (um instrumento que sofre terrivelmente com a sua extrema popularidade, na medida em que a maioria das pessoas só consegue associá-lo à música popular, jamais à música erudita). Meu interesse na apresentação de Zanon dá-se sobremodo por força do repertório escolhido. O violonista executa peças do compositor Henry Purcell (1659-1695), um dos principais expoentes do Barroco inglês.  

Quando estudante de violão, meu interesse no repertório violonístico esteve máxime atrelado às minhas pesquisas musicais nos períodos Renascentista e Barroco, até porque a música antiga sempre foi a minha maior paixão. Por isso eu sempre toquei muitas peças de Henry Purcell - incluindo algumas que são executadas no vídeo.

A propósito, música renascentista e barroca, quanto tocadas ao violão, constituem o meu maior interesse no estudo do instrumento. Então fica a dica aos leitores do blogue!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário