domingo, 4 de outubro de 2015

MÚSICAS QUE RECOMENDO: O concerto de Julian Bream no Festival de Edimburgo de 1982



O violonista inglês Julian Bream (1933-) foi o artista que me inspirou a escolher o violão como instrumento no meu decênio de estudos em conservatório. Tenho por ele a maior das admirações que se pode dedicar a um artista, porquanto Bream não se tenha limitado apenas à sua condição de virtuose do violão; ele foi outrossim um pesquisador rigoroso da música, responsável por trazer a lume partituras inteiras do Renascentismo inglês no seu alcantil alaudístico.
 
Graças ao portento discográfico de Bream, hoje ninguém se atreveria a supor que os anos biliosos lhe despontassem a relevância artística, como sói acontecer com esses "artistas" de talento pífio na música popular, idolatrados por um público ouvinte cada vez menos exigente, a chafurdar a miúdo no analfabetismo musical típico de um lorpa.

Coerente com esse introito, é-me impossível não lamentar o fato de que, entre os muitos concertos a que já assisti na vida, nunca tenha podido ver apresentar-se Julian Bream, que, já com idade bastante avançada, hoje se encontra aposentado da carreira de concertista, recolhido ao repouso de sua vetustez no interior da Inglaterra.

Se levarei para o túmulo o desaponto sempiterno de não ter assistido a um concerto de Julian Bream, consola-me a ouvida dos registros sonoros que restaram do seu auge como violonista. É o caso do concerto que ele realizou no Queen's Hall durante o Festival de Edimburgo de 1982, transmitido em rádio por ocasião do Natal do mesmo ano, ora disponível no sítio Youtube. No programa, o músico inglês brinda seu público com peças do barroco francês (Robert de Visee) e alemão (Sylvius Leopold Weiss), passa pela era classicista (Fernando Sor), até chegar aos compositores dos séculos XIX (Enrique Granados) e XX (Michael Berkeley).   

Faço muito gosto em recomendar qualquer concerto de Julian Bream aos leitores do blogue, pois se trata de oportunidade sem-par, a colocar-nos em contato com a arte musical no seu grau mais elevado.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário