segunda-feira, 9 de junho de 2014

"The Opposite of Loneliness: Essays and Stories" é legado imaturo de escritora talentosa


Em 2012, dias antes de sua formatura, a estudante estadunidense Marina Keegan publicou um ensaio no jornal Yale Daily News chamado “O oposto da solidão” (The Opposite of Loneliness). O texto havia sido escrito qual uma espécie de despedida da graduanda da Universidade de Yale (EUA). Por isso seu traço distintivo é a nostalgia típica de quem, ao completar sua formação universitária, também encerra um ciclo de vida.

Keegan inicia sua exposição de ideias com uma provocação instigante:

Nós não temos uma palavra para o oposto da solidão, mas, se tivéssemos, eu diria que é aquilo que eu quero na vida. É o que sou grata e agradecida por ter encontrado em Yale, e o que eu tenho medo de perder quando acordar amanhã e deixar este lugar. [1]

A seguir, ficamos sabendo que a convivência universitária no campus com os outros estudantes é aquilo que a autora considera “o oposto da solidão”:

Não é exatamente amor e nem comunidade; é apenas esta sensação de que há pessoas, um monte delas, que estão juntas nessa. Que estão no seu time. Quando a conta é paga e você fica na mesa. Quando são quatro da manhã e ninguém vai para a cama. Aquela noite com o violão. Aquela vez em que fizemos, fomos, vimos, rimos, sentimos. Os chapéus.

(...) Isso me assusta. Mais do que encontrar o emprego certo ou a cidade ou um marido – tenho medo de perder esta rede em que estamos. Este elusivo, indefinível, oposto da solidão. Esta sentimento que sinto agora. [2]

O ensaio de Marina Keegan fez muito sucesso nas redes sociais à época de sua publicação. Este ano, compilado pelos editores da Simon & Schuster juntamente com outros textos da autora, foi convertido em livro (The Opposite of Loneliness: Essays and Stories, 2014, sem tradução para o português), que rapidamente passou a figurar nas listas de best-sellers dos Estados Unidos.     

Muito desse sucesso deve-se menos à qualidade dos textos em si que ao marketing involuntário proporcionado pela tragédia que acometeu sua autora: Marina Keegan morreu poucos dias após sua formatura em Yale num acidente de carro numa estrada em Dennis, Massachusetts (seu namorado, Michael Gocksch, conduzia o veículo e aparentemente dormira ao volante). É natural, portanto, que, sob a comoção da morte, o juízo crítico se apiede. Só assim se pode explicar os elogios rasgados que o crítico Harold Bloom, que foi seu professor em Yale, fez ao livro.

Marina Keegan com seus pais em sua formatura na Universidade de Yale (EUA) em maio de 2012.
Dias depois Marina morreria num trágico acidente de carro em Massachusetts.
 
De fato, observando-se a prosa de Marina Keegan, nota-se de imediato que seu texto carece de maturidade. Algumas de suas observações são até perspicazes, como em “Even Artichokes Have Doubts”, reportagem que ela escreveu a respeito de como os graduandos em Yale ingressam na rotina do mercado financeiro. Mas muitas das suas reflexões sobre a vida e as pessoas soam pueris (ao menos para mim). Ela própria assina um texto chamado “The Ingenue”.

Assim, o grande problema de um livro como The Opposite of Loneliness: Essays and Stories não é a falta de talento da autora, mas sim a falta de tempo. Marina Keegan, que tinha indiscutível habilidade literária, ainda tinha muito que evoluir – e seria formidável assistir a essa evolução. Infelizmente, sua morte precoce aos 22 anos de idade impediu em definitivo seu amadurecimento como escritora.    
A jovem escritora Marina Keegan (1990-2012).
Dessa maneira, parece-me ainda valiosa a observação do editor Jack Hitt que, em artigo intitulado “Remembering Marina Keegan”, publicado na revista The New Yorker poucas semanas depois do acidente que ceifou a vida da jovem estudante, sentenciou: “Para sua família e amigos, a dor é íntima e pessoal. Mas para alguns em nosso campo – produtores e editores, jornalistas e escritores, a perda de Marina é um tipo diferente de tragédia. Perdemos um talento antes de chegarmos a conhecê-lo.”

Marina Keegan era exatamente isto: uma estudante talentosa que, após concluída sua graduação, tinha um futuro intelectualmente promissor pela frente. Tinha. Pois a morte trágica impediu-a de lapidar seu talento. Uma pena, porque The Opposite of Loneliness: Essays and Stories é ainda um legado muito pequeno para uma mente literária pujante pelas ideias, mas claudicante pelo estilo imaturo.        

Notas:
 
[1] Tradução minha.

[2] Tradução minha.

[3] Abaixo o leitor confere a versão original, em inglês, do ensaio “O Oposto da Solidão”, publicado no Yale Daily News em maio de 2012.

“We don’t have a word for the opposite of loneliness, but if we did, I could say that’s what I want in life. What I’m grateful and thankful to have found at Yale, and what I’m scared of losing when we wake up tomorrow and leave this place.

It’s not quite love and it’s not quite community; it’s just this feeling that there are people, an abundance of people, who are in this together. Who are on your team. When the check is paid and you stay at the table. When it’s four a.m. and no one goes to bed. That night with the guitar. That night we can’t remember. That time we did, we went, we saw, we laughed, we felt. The hats.

Yale is full of tiny circles we pull around ourselves. A cappella groups, sports teams, houses, societies, clubs. These tiny groups that make us feel loved and safe and part of something even on our loneliest nights when we stumble home to our computers — partner-less, tired, awake. We won’t have those next year. We won’t live on the same block as all our friends. We won’t have a bunch of group-texts.

This scares me. More than finding the right job or city or spouse – I’m scared of losing this web we’re in. This elusive, indefinable, opposite of loneliness. This feeling I feel right now.

But let us get one thing straight: the best years of our lives are not behind us. They’re part of us and they are set for repetition as we grow up and move to New York and away from New York and wish we did or didn’t live in New York. I plan on having parties when I’m 30. I plan on having fun when I’m old. Any notion of THE BEST years comes from clichéd “should haves…” “if I’d…” “wish I’d…”

Of course, there are things we wished we did: our readings, that boy across the hall. We’re our own hardest critics and it’s easy to let ourselves down. Sleeping too late. Procrastinating. Cutting corners. More than once I’ve looked back on my High School self and thought: how did I do that? How did I work so hard? Our private insecurities follow us and will always follow us.

But the thing is, we’re all like that. Nobody wakes up when they want to. Nobody did all of their reading (except maybe the crazy people who win the prizes…) We have these impossibly high standards and we’ll probably never live up to our perfect fantasies of our future selves. But I feel like that’s okay.

We’re so young. We’re so young. We’re twenty-two years old. We have so much time. There’s this sentiment I sometimes sense, creeping in our collective conscious as we lay alone after a party, or pack up our books when we give in and go out – that it is somehow too late. That others are somehow ahead. More accomplished, more specialized. More on the path to somehow saving the world, somehow creating or inventing or improving. That it’s too late now to BEGIN a beginning and we must settle for continuance, for commencement.

When we came to Yale, there was this sense of possibility. This immense and indefinable potential energy – and it’s easy to feel like that’s slipped away. We never had to choose and suddenly we’ve had to. Some of us have focused ourselves. Some of us know exactly what we want and are on the path to get it; already going to med school, working at the perfect NGO, doing research. To you I say both congratulations and you suck.

For most of us, however, we’re somewhat lost in this sea of liberal arts. Not quite sure what road we’re on and whether we should have taken it. If only I had majored in biology…if only I’d gotten involved in journalism as a freshman…if only I’d thought to apply for this or for that…

What we have to remember is that we can still do anything. We can change our minds. We can start over. Get a post-bac or try writing for the first time. The notion that it’s too late to do anything is comical. It’s hilarious. We’re graduating college. We’re so young. We can’t, we MUST not lose this sense of possibility because in the end, it’s all we have.

In the heart of a winter Friday night my freshman year, I was dazed and confused when I got a call from my friends to meet them at EST EST EST. Dazedly and confusedly, I began trudging to SSS, probably the point on campus farthest away. Remarkably, it wasn’t until I arrived at the door that I questioned how and why exactly my friends were partying in Yale’s administrative building. Of course, they weren’t. But it was cold and my ID somehow worked so I went inside SSS to pull out my phone. It was quiet, the old wood creaking and the snow barely visible outside the stained glass. And I sat down. And I looked up. At this giant room I was in. At this place where thousands of people had sat before me. And alone, at night, in the middle of a New Haven storm, I felt so remarkably, unbelievably safe.

We don’t have a word for the opposite of loneliness, but if we did, I’d say that’s how I feel at Yale. How I feel right now. Here. With all of you. In love, impressed, humbled, scared. And we don’t have to lose that.

We’re in this together, 2012. Let’s make something happen to this world.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário