quinta-feira, 2 de novembro de 2017

MÚSICAS RECOMENDADAS: "Um réquiem alemão sobre palavras da Santa Escritura" (Op. 45), de Johannes Brahms (1833-1897)

O compositor alemão Johannes Brahms por volta dos 30 anos,
idade em que começou a escrever o seu réquiem, inspirado pela morte da mãe.

Neste feriado do Dia de Finados, estou a ouvir a obra "Ein deutsches Requiem, nach Worten der heiligen Schrift" (ou simplesmente "Ein deutsches Requiem”, Op. 45), do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897).  

Trata-se de um réquiem – a forma musical da missa fúnebre. Inspirado pela morte de sua mãe, Brahms, tomado de assalto pelo espírito lutuoso, compôs os sete movimentos dessa partitura no período que vai de 1865 a 1868. Protestante, fê-lo a musicar excertos da tradução da Bíblia feita por Martinho Lutero, razão pela qual seu réquiem é cantado em alemão, e não em latim - como sói acontecer na tradução erudita católica. A sublimar ainda mais a grandeza da sua obra, além do coro sinfônico, Brahms incluiu um solo de soprano e outro de barítono.

A lobreguidão magnânima desse réquiem posiciona-o qual uma das composições mais relevantes de todo o Romantismo na história universal da música. Sobretudo pela maneira imponente com que o compositor tudesco emprega o canto coral na composição longa, aprecio muitíssimo essa obra. Indiscutivelmente, a lugubridade da sua melodia está a falar diretamente ao coração.

No registro abaixo, temos a interpretação de "Um Réquiem Alemão" de Brahms pela Filarmônica de Berlim, sob a regência do maestro italiano Claudio Abbado. Gravada em 1997 na Musikverein - a mais famosa sala de concerto de toda a Europa e "lar" da Filarmônica de  Viena, a apresentação esteve a homenagear o centenário do passamento de Johannes Brahms, que morreu em 1897 na capital austríaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário