sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

JESUS NÃO LÊ NO PAÍS DOS ANALFABETOS


Brasil: um país de banguelas

Nenhuma nação se afirma fora dessa louca paixão pelo conhecimento, sem que se aventure, plena de emoção, na reinvenção constante de si mesma,
sem que se arrisque criadoramente.
Nenhuma sociedade se afirma sem o aprimoramento de sua cultura, da ciência, da pesquisa, da tecnologia, do ensino. E tudo isso começa com a pré-escola.  
Paulo Freire, pedagogo brasileiro,
in: "Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar" (1997).
 
O ano era 1987. O movimento pela redemocratização do Brasil, especialmente acentuado a partir de 1985, convulsionava boa parte das cidades paralelamente ao ocaso da ditatura militar então imperante. Falava-se em uma nova Constituição - uma que fosse "cidadã", que trouxesse novas leis, novas instituições, mas também novos direitos. Aspirava-se à dignidade. Havia o desejo de renovação das esperanças. Democracia era a palavra da vez. 

Nesse mesmo ano de 1987, prelúdio de tantas mudanças políticas, o grupo de rock paulista "Titãs" lançou seu quarto álbum de estúdio intitulado de "Jesus não tem dentes no país dos banguelas". O sugestivo título também reproduzia o nome dado à sétima faixa do disco - uma canção tipicamente punk, com um som cru a encimar uma letra que se resumia a repetir isto: "Jesus não tem dentes no país dos banguelas, Jesus não tem dentes no país dos banguelas, Jesus não tem dentes no país dos banguelas..."

Essa  canção de verso único hoje se encontra praticamente esquecida. Não toca nas rádios. A própria banda raramente a executa nos seus shows (o que significa dizer que os fãs pedem outros hits). Fim injusto para um dos versos mais criativos já compostos no cancioneiro nacional.  

De fato, considero "Jesus não tem dentes no país dos banguelas" uma sentença riquíssima em interpretações. Indo da poesia à filosofia, da sociologia à história, creio seja possível dela extrair um retrato autêntico do Brasil - um "país de banguelas". Com uma única frase, os Titãs conseguiram sintetizar, de forma genial, toda a alma de um povo.

A banguelice no mercado de consumidores-mercadorias

A escritora e jornalista Danuza Leão: ser especial é ser exclusivo, é "ter o que ninguém tem". (Foto: Rafael Andrade/Folhapress). 

Compreender o Brasil como "um país de banguelas" pressupõe uma leitura crítica da expressão - para além da simples literalidade. "Banguela" não é apenas o desdentado, o canhanha - embora o adjetivo possa a ele referir-se também. O que se quer significar é mais do que um problema generalizado nas arcadas dentárias, onde epidemias de gengivite e periodontite grassam, a corroer a raiz dos dentes, a gerar a perda progressiva das "peças da boca". A "banguelice" é de outra ordem. De uma natureza muito mais difícil de curar. 

"Banguela" é o país onde prolifera a cultura do "homem medíocre". Aqueles cujos dentes estão a cair são os mesmos que, paradoxalmente, exibem belos sorrisos nos programas de televisão, nos anúncios em outdoor, nas colunas sociais dos jornais. É a mesma "gente diferenciada" que deseja expor a própria riqueza, ridiculamente, nas páginas das revistas de "celebridades", numa autoafirmação de proeminência social tão patética quanto falaciosa. É a high society das colunistas endinheiradas, que reclamam da injusta "isonomia" da vida financeira, que faz porteiros de prédios viajarem até Nova York, retirando o glamour exclusivista da charmosa "Big Apple" estadunidense.    
 
Afinal, qual a graça de ter dinheiro? Quanto mais coisas se tem, mais se quer ter e os desejos e anseios vão mudando - e aumentando - a cada dia, só que a coisa não é assim tão simples. Bom mesmo é possuir coisas exclusivas, a que só nós temos acesso; se todo mundo fosse rico, a vida seria um tédio.
(...)
Queremos todas as brincadeirinhas eletrônicas, que acabaram de ser lançadas, mas qual a graça, se até o vizinho tiver as mesmas? O problema é: como se diferenciar do resto da humanidade, se todos têm acesso a absolutamente tudo, pagando módicas prestações mensais? (LEÃO, 2012).

O excerto acima, escrito por Danuza Leão, colunista do jornal Folha de São Paulo, é um autêntico representante do pensamento "banguela". É banguela no sentido histórico, pois quer ressucitar o status da França feudal pré-revolucionária, quando a sociedade dividia-se em estamentos (naturalmente, Danuza Leão ocupando posto honorífico junto à nobreza). Mas é sobretudo "banguela" ao confundir "exclusividade  na sociedade de consumo" com "significado ontológico do ser-no-mundo". A prevalecer o raciocínio da autora, a filosofia ontológica e a existencialista torna-se-iam despiciendas. Para quem acha que a existência humana pode ser sumarizada no anelo exclusivista-consumista de "ter o que ninguém tem", qualquer "guarda-chuva-smartphone-musical-que-faz-café-e-se-transforma-em-esqui-para-deslizar-sobre-a-neve-dos-Alpes-suíços" é suficiente para resolver todas crises de identidade do mundo. Isso porque

Na sociedade de consumidores, a dualidade sujeito-objeto tende a ser incluída sob a dualidade consumidor-mercadoria. Nas relações humanas, a soberania do sujeito é, portanto, reclassificada e representada como a soberania do consumidor - enquanto a resistência ao objeto, derivada de sua soberania não inteiramente suprimida, embora rudimentar, é oferecida à percepção como a inadequação, inconsistência ou imperfeição de uma mercadoria mal escolhida. (BAUMAN, 2008, p. 30-31).

Dessa forma, na sociedade de massas, das massas de consumidores, a subjetividade fica presa ao objeto de consumo. A condição da existência humana é reduzida a uma relação dialética sujeito-objeto centralizada  no fetichismo do consumo, onde o consumidor compra impulsionado não pela sua necessidade, mas sim por um hábito descomedido que associa, o mais das vezes irrefletidamente, realização pessoal com a posse de mercadorias (um carro importado, um terno italiano, uma bolsa de couro de avestruz, uma casa de verão na praia, um tênis "de marca", um aparelho de telefone celular etc.). Mas o que o consumidor não percebe é que ele próprio, ao participar desse jogo, deixa-se manipular por um projeto de sociedade cujo fim é convertê-lo também numa mercadoria. O estratagema mercadológico é substituir o defasado pelo novo, o antigo pelo moderno, dando a falsa impressão de que a existência humana renova-se pari passu ao lançamento que se adquire no caixa de uma loja. Mas, como mercadoria que é, o consumidor também precisa ser renovado, tanto quanto o objeto de consumo. No final das contas, nesse tipo de sociedade, a existência de ambos - sujeito e objeto, metamorfoseados sob a forma de "consumidor e mercadoria" - vão para o mesmo lugar: a lata do lixo. 

A educação no país dos banguelas

Estudantes do ensino médio da rede estadual de Vila Velha (ES) protestam em frente ao Ministério Público local contra a falta de infraestrutura das escolas. Em destaque, a faixa exibe erros grosseiros de português: "aumentar" escrito com "L", "Porque" (junto) e "horaria" (sem acento). Não fossem penalmente inimputáveis, algum promotor poderia ter-lhes decretado ali mesmo a prisão em flagrante pelo assassinato da gramática. (Foto: Guido/Gazeta Online/2009).

Porém, o dilema do Brasil ignorante não se resume ao ideário de superioridade pessoal pelo poder de consumo. Ele avança no único dos campos da atividade humana que permite ao homem diferenciar-se da rusticidade do reino animal: a educação. Temas como civilidade, respeito ao próximo, preservação do patrimônio público, consciência ambiental etc. só fazem sentido para quem tenha recebido um mínimo de instrução, ampliando sua leitura de mundo para além dos instintos decorrentes da animalidade. 

A afirmação que acabo de fazer sequer se pode considerar uma ideia recente no Brasil. De longa data se sabe da relevância da educação para o desenvolvimento das potencialidades humanas, assim como para que haja um mínimo de respeito e solidariedade no convívio social. Exemplo disso é o pensamento do filósofo brasileiro Matias Aires (desafio o leitor a encontrar alguém, mesmo entre as pessoas mais cultas e estudiosas, que já tenha ouvido falar dele). No século XVIII, ao publicar o seu Reflexões sobre a Vaidade dos Homens (1752), o pensador admoestava, com indiscutível pessimismo, para a necessidade do aprendizado de regras que assegurassem um modo de viver aceitável perante a natural propensão da natureza humana para o mal. Estas são as suas palavras: 
 
A nossa natureza propende para o mal, e por isso foi preciso prescrever-lhe um certo modo de viver; vivemos por regras. No exercício do mal achamos uma espécie de doçura, e de naturalidade, as virtudes praticam-se por ensino, o vício sabe-se, a virtude aprende-se. Miserável condição do homem! O que devia saber, ignora, e o que devia ignorar, sabe: para o que nos é útil, necessitamos de estudo, e para o que nos é pernicioso não; para o bem necessitamos de lembrança, e para o mal de esquecimento. (AIRES, [18-], p. 24).

Nesse sentido, é coerente a educação do "país dos banguelas" não ter muito do que se orgulhar. Em 2011, ficou em 88º lugar no ranking de educação da Unesco, atrás de "potências mundiais" do porte do Cazaquistão (4º), Azerbaijão (23º), Tonga (41º), Belize (75º). E agora, em 2012, novamente volta a surpreender seu povo, logrando um honroso penúltimo lugar no índice comparativo de desempenho educacional, desenvolvido pela Economist Intelligence Unit (EIU) e publicado pela Pearson como parte do projeto The Learning Curve, tendo por base dados de 40 países. Perdemos de lavada para a Finlândia e a Coreia do Sul. Mas vencemos a Indonésia. Não ficamos em último, portanto. Ufa! Saber que há no mundo sistema educacional em situação pior do que o nosso já é uma vitória!    

A podridão dos nossos dentes


Mencionei o "problema da educação" brasileira propositalmente. Penso seja aí que se revela, em toda sua inteireza, a podridão dos nossos dentes. É quando o sorriso plástico das propagandas de final de ano toma a forma do semblante casmurral dos que não sabem ler nem escrever e, portanto, estão presos fatalmente a uma "leitura de mundo" pauperizada. Como escreveu Paulo Freire (1989, p. 9), 
 
Me parece indispensável (....) uma  compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. (FREIRE, 1989, p. 9). 

E não estou a falar aqui apenas do campônio que passou a vida toda trabalhando na lavoura, submetido de sol a sol ao peso de uma coluna vergada pelo bracejo da sua enxada, arrimo de uma prole tão extensa quanto a de um coelho. Falo da gente "culta" da cidade, onde há shopping center, restaurantes de comidas refinadas, academias para a prática da calistenia, salões de beleza. Falo da "badalação" de corpos esbeltos na praia, dos agitos nas boates, das roupas de grife, dos desfiles de moda, dos carros de luxo. Mas não falo da escola. Sim, há escolas no Brasil. Mas não importa. Elas não ocupam um papel central no "país dos banguelas".


Escola literalmente caindo aos pedaços em Itaporanga (SP). Em um local de trabalho macabro como esse, que mais parece cenário da série de TV "The Walking Dead", não há teoria pedagógica que resista. Foto tirada em 2012. 

No Brasil, quando alguém se lembra da educação é para criticá-la. O ciclo do insucesso escolar todos conhecem: professores com salários ultrajantemente baixos, a ensinar alunos desmotivados em escolas literalmente "caindo aos pedaços".  Nas universidades, os cursos de licenciatura e de pedagogia tornam-se campos de franco desprestígio social, submetidos ao preconceito corrente que afirma que, para essas faculdades, vão apenas os alunos "menos inteligentes", que "não conseguiram passar em nada melhor, como medicina ou direito". As teorias pedagógicas passam a ser estigmatizadas pela inutilidade, haja vista qualquer um se dispor a lecionar no mais absoluto improviso, na total falta de precisão técnica e reflexão ética sobre a missão do educador. Finalmente, a profissão de professor é convertida em símbolo redivivo do calvário cristão: lecionar é uma função tanto mais indigna quanto mais associada a um ambiente de trabalho hostil e degradande, onde as escolas são sujas, mal organizadas, tomadas por alunos violentos, patrulhadas pela criminalidade. Acrescente-se ainda que, em geral, os agentes do processo de ensino-aprendizagem têm péssima formação. Por isso, é comum o professor ensinar sem o saber, e o aluno aprender sem a mínima vontade - eis o celebérrimo "pacto de mediocridade" da educação brasileira! Essa última constatação é crítica, pois

O fato, porém, de que ensinar ensina o ensinante a ensinar um certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo. Não o autoriza a ensinar o que não sabe. A responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente. Esta atividade exige que sua preparação, sua capacitação, sua formação se tornem processos permanentes. Sua experiência docente, se bem percebida e bem vivida, vai deixando claro que ela requer uma formação permanente do ensinante. Formação que se funda na análise crítica de sua prática. (FREIRE, 1997, p. 19).   

No "país dos banguelas", o imaginário social sobre a educação é simples: a carreira de professor (educador) é sintoma de pobreza. Pobreza significa perda de poder (de consumo). Como na sociedade das massas dos consumidores-mercadorias o ser humano vale pelo que pode comprar (exclusividade custa caro), é forçoso concluir que, no léxico do "país dos banguelas", magistério é sinônimo de martírio, sofrimento.

Atento ao contexto brasileiro prenhe de políticas públicas ineficientes na área da educação, Paulo Freire (1997, p. 38) curiosamente incluía, no rol de qualidades indispensáveis ao melhor desempenho de professoras e professores progressistas, a virtude da "amorosidade". Eis a lição do pedagogo:

Mas é preciso juntar à humildade com que a professora atua e se relaciona com seus alunos uma outra qualidade, a amorosidade, sem a qual seu trabalho perde o significado. E amorosidade não apenas aos alunos, mas ao próprio processo de ensinar. Devo confessar que, sem nenhuma cavilação, não acredito que, sem uma espécie de "amor amado", como diria o poeta Tiago de Melo, educadora e educador possam sobre-viver às negatividades de seu que-fazer. Às injustiças, ao descaso do poder público, expresso na sem-vergonhice dos salários, no arbítrio com que professoras e não tias que se rebelam e participam de manifestações de protesto através de seu sindicato, são punidas mas apesar disso continuam entregues ao trabalho com seus alunos.
 
É preciso contudo que esse amor seja, na verdade, um "amor amado", um amor brigão de quem se afirma no direito ou no dever de ter o direito de lutar, de denunciar, de anunciar. É essa a forma de amar indispensável ao educador progressista e que precisa de ser aprendida e vivida por nós. (FREIRE, 1997, p. 38).  

E é assim que a profissão de professor, no Brasil, só se sustenta enquanto uma paixão abnegada, uma renúncia aos bens materiais, um desprendimento diante do desprezo da sociedade e do descaso do Poder Público, um devotamento quase santo ao ofício de ensinar, de difundir o conhecimento.

Cultura inútil no país dos banguelas

Mãe brasileira ensina desde cedo ao filho a "arte" de fazer compras em shopping center. É a nova geração de "banguelas" do país.
Quando as estatísticas anunciam o fiasco nacional em prover o ideário da "pátria mãe gentil" no processo educativo, logo são eleitos os culpados: o governo, o Estado, as autoridades. Mas o problema da educação no "país dos banguelas" é ainda mais grave. Não se restringe a uma gestão ineficiente ou à corrupção no desvio dos recursos públicos; tampouco a profissionais mal formados ou ao inegável desprestígio social da carreira do  magistério. Ele é um problema de cultura de uma sociedade inculta que insiste em não admitir sua própria vergonha. Não admite, porque sequer possui juízo crítico suficiente para reconhecer a própria ignorância.

Vejamos: quantos pais se preocupam com a educação de seus filhos? Todos, será a resposta padrão. Mas será que isso é mesmo verdade? Será que em algum momento de suas vidas os tutores refletiram seriamente sobre o desenvolvimento intelectual das crianças? Ou apenas as criam no esteio da tradição avoenga que herdaram? Quantos pais, desde cedo, levam seus filhos aos estádios de futebol, estimulando-os a torcer por tal ou qual time, a vestir a camisa com as cores do clube? Mas quantos, desses mesmos pais, algum dia levaram seus filhos a uma biblioteca, explicando-lhes a serventia dos livros empilhados em cada uma das muitas prateleiras? Quantos desses pais têm o hábito de fazer um passeio com seus filhos por uma livraria, presenteando-os com o "brinquedo" livro? Quantos desses pais foram capazes de escrever algo mais do que um SMS em toda sua vida e dedicar aos seus filhos? Mudando o prisma: quantos desses filhos algum dia viram seus pais a ler livros? Quantos desses filhos ouviram histórias contadas por seus pais? Mas quantos desses mesmos filhos não passam horas refestelados numa poltrona, absorvendo a cultura inútil da televisão, a seguir o exemplo paterno e materno? Ainda, quantos desses filhos não terão seus próprios filhos e os levarão ao shopping center neste final de ano, movidos pelo desespero consumista de vencer a famigerada "corrida das compras" do Natal, competição da qual participam desde a mais tenra idade, tradição cultural passada de geração em geração?  Os pais matriculam seus filhos em cursos de inglês, porque o domínio do idioma é necessário para "aumentar as chances de conseguir um emprego numa sociedade globalizada". Mas ninguém diz ao garoto que o aprendizado de uma língua pode abrir-lhe as portas, por exemplo, da literatura em língua inglesa, lida agora sem a intermediação dos tradutores, estimulando-o a gostar de uma balada, não a vulgar, mas a poética, como em The Rime Of The Ancient Mariner de Samuel Taylor Coleridge. A impressão que fica é que, daqui a pouco, se o mercado passar a exigir o aprendizado do mandarim, iremos aprendê-lo não para ler Yu Hua ou Mo Yan no original, mas para conseguir um lugar ao sol na fábrica de iniquidades do socialismo de mercado da China.

Ainda com relação à educação no "país dos banguelas", outro aspecto a preocupar-me diz respeito à total falta de propósito no projeto educativo. Afinal, que espécie de sociedade queremos? Eis a pergunta fundamental, mas que ninguém se propõe a responder. Pelo menos, não seriamente. Queremos uma sociedade inclusiva, tolerante, como sói acontecer em países democráticos? Ou aceitamos um pluralismo de fachada, no qual os grupos minoritários estão a ser esmagados pela ojeriza social? Se é a democracia que nos move, então por que, desde cedo, somos ensinados a discriminar o diferente, a condenar ao ostracismo quem não se adequa ao arquétipo do que entendemos por uma "pessoa normal"? Quantos cidadãos religiosos não tratam o ateu como um inimigo, o ímpio a ser ostracizado, visto que condenado inexoravelmente ao inferno? Quantos não estão a ser vilipendiados por sua orientação sexual (alguns até espancados ou submetidos a tratamentos lobotômicos baseados na "cura de Deus")? Quantos não estão a ser excluídos pela cor de sua pele, quando não injuriados por ofensas sub-reptícias, veladas na vergonha sempre recôndita de nossos mais terríveis males? Por que somos tão arrogantes ao ponto de pensar que dominamos a "fórmula da felicidade", distante da qual nenhum outro ser humano pode ser feliz? Quem já teve a humildade de reconhecer os próprios vícios, parar por um instante e questionar-se: é isto mesmo o que eu quero ser? Esse cara sou eu? 

Em terra de banguelas, quem tem um dente é rei


Mas Jesus não tem dentes no país dos banguelas. Ele não os tem porque, se os tivesse, não seria o messias da irmandade, o mensageiro da boa-nova de quem anseia por igualdade, por justiça social. Na catástrofe da "banguelice" brasileira, um dente vale tanto quanto um olho em terra de cego. Tivesse dentes, Jesus seria "rei". E do alto da sua realeza divina olharia um ser superior, um super-homem, uma ídolo a ser amado cegamente, e não um cara qualquer, com defeitos e fraquezas humanas, cuja gengiva sangrasse ao mastigar, com dificuldade, o pão nosso de cada dia sem os dentes. E um ser superior, exatamente por ser dotado de qualidades sobre-humanas, não poderia servir de exemplo a mortais defeituosos, falhos, limitados. Porque, na sociedade dos desdentados culturais, uma dentadura é objeto exclusivo; é o que traz a "graça" da vida, é o que torna alguém especial, o que delimita "o seu sorriso proeminente e diferenciado" no mundo.

Por todos esses motivos, no Brasil, numa sociedade com péssima educação, de reduzido número de leitores, lobotomizada pela incultura, a padecer ante o descaso com que são tratados a educação e seus respectivos profissionais, isto é, os professores, sou levado a concluir que, houvesse um messias, ele não leria. Porque o mesmo "país dos banguelas" é também o "país dos analfabetos". E, no país dos analfabetos, quem quiser ser um igual, e dar o exemplo de superação das limitações e fraquezas humanas, não pode ler. Com certeza, Jesus não lê no país dos analfabetos.     

REFERÊNCIAS

AIRES, Matias. Reflexões sobre a Vaidade dos Homens. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 06 de dez. 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. 199 p. 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; São Paulo: Cortez, 1989. 49 p. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

______. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D'Água, 1997. 84 p.

LEÃO, Danuza. Ser especial. Disponível em: www1.folhauol.com.br, seção colunistas, São Paulo, 2012. Acesso em 05 de dez. 2012.



2 comentários:

  1. You're an inkheart that goes beyond the borders!

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  2. Thanks, Ana! I like to think that William Faulkner's "The Sound and the Fury" was right. In that book, he wrote that "It's not when you realise that nothing can help you - religion, pride, anything - it's when you realise that you don't need any aid."

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